O Programa Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem como proposição básica a compreensão de que a formação de professores, nos diversos cursos de licenciaturas, deve garantir aos seus egressos aptidões e capacidades que lhes possibilitem realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica, objetivando assim “induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso”.
A imersão supõe, de acordo com edital 01/2020
3.2.10. Ambientação: vivenciar a rotina escolar para conhecer o funcionamento da escola e a cultura organizacional, acompanhar as atividades de planejamento pedagógico, identificar como é feita a articulação da escola com as famílias e a comunidade, dentre outros aspectos.
3.2.11. Observação semi-estruturada: observação em sala de aula a partir de um roteiro definido pelo residente juntamente com o docente orientador.
3.2.12. Regência: elaborar planos de aula e ministrar conteúdos em sala de aula ou oficinas temáticas na escola, com acompanhamento do preceptor.
Contudo, diante da Pandemia Covid 19, por meio do Ofício Circular nº 7/2020 – DEB/CAPES foram encaminhadas orientações sobre a implementação dos projetos institucionais do Programa Residência Pedagógica, elencando algumas condições para início das atividades:
1.4.3. Nas atividades realizadas remotamente, o Projeto de Residência Pedagógica deve garantir a participação ativa do licenciando em atividades relacionadas ao objetivo do programa, como a realização de planejamentos, reuniões, desenvolvimento de materiais didáticos, estudos de caso, dentre outras possibilidades, sempre primando pelo diálogo e incentivando a construção da autonomia do licenciando.
a) No caso da Regência em sala de aula, o licenciando poderá realizá-la remotamente, desde que a escola, o preceptor e o docente orientador estejam de acordo e que haja viabilidade para a execução dessa atividade.
b) Se a IES e a escola concluírem pela inviabilidade do desenvolvimento de atividades de regência pelo residente, o docente orientador e o preceptor deverão planejar atividades alternativas.
c) No caso da observação em sala de aula, o licenciando poderá realizá-la remotamente, para acompanhar as aulas ministradas pelo preceptor em ambiente virtual.
d) Caso seja necessário, a regência poderá ser condensada a partir da retomada das atividades presenciais.
Em atendimento ao Ofício Circular nº 7/2020, as atividades presenciais previstas no edital 01/2020 retornarão quando garantidas as medidas de segurança referentes ao coronavírus,
Regulamentação do Programa
Portaria nº 38/2018 - CAPES
Acordo de Cooperação Técnica n.º 107/2018 – UEM/CAPES
Portaria n.º 259/2019 - CAPES
Edital 01/2020 - CAPES
Portaria nº 027/2020 - PEN
Coordenadora Institucional – RP/UEM
Profª Drª Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar
Quantidade de alunos atendidos
288
Telefone e E-mail de Contato
garalencar@uem.br – (44) 99833-2150
Outras Informações
Plataforma CAPES de Educação Básica
Manuais do Usuário da Plataforma CAPES de Educação Básica
Edital nº 001/2020-CAPES
Edital nº 001/2020-CAPES – Alterações
Edital nº 025/2020–PEN - Resultado Final
Edital n.º 026/2020-PEN - Abre seleção para cadastro de reserva de bolsistas de Iniciação à Docência do Programa de Residência Pedagógica - RP/UEM, do subprojeto: interdisciplinar (Física/Química - campus sede e Ciências/Física - campus Goioerê).
Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelos e-mails residenciapedagogica@uem.br e programaspen@gmail.com.
Para mais informações acesse a página do Programa Residência Pedagógica na CAPES.
Para visualização de publicações de editais de seleção e resultados, acesse Editais e Portarias, no menu da página inicial da Pró-Reitoria de Ensino.
Av. Colombo, 5790
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CEP 87020-900 - Maringá/PR
(44) 3011-4240